sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Atualizações de software podem ser um grande problema

Realizei uma experiência: instalei o Windows XP e o Norton Internet Security 2005 em um computador.

Temos uma conexão banda larga com velocidade de 256KBps.

Comecei então a realizar todas as atualizações críticas do Windows XP e do Norton e cheguei a uma triste conclusão:

"Nos dias de hoje, o usuário que não tiver uma conexão Internet banda larga, não terá condições de manter seu sistema atualizado".

As atualizações do Windows, suas correções, o pacote SP2, somam aproximadamente 105MB . As do Norton cerca de 35MB. Mesmo com a conexão banda larga, temos que levar em consideração a velocidade e disponibilidade dos servidores da Microsoft e Norton, sempre muito ocupados.

Resumindo, meu sistema demorou 4:30h para ficar 100% atualizado.

Fiquei então imaginando como um usuário que possui conexão Internet discada, poderá realizar as atualizações??? Não poderá.

Este deve ser o motivo da existência de tantos computadores infectados com vírus ou com invasões.

Os fabricantes de software, sob meu ponto de vista, não tem culpa, inclusive tentam colocar sempre disponível ao usuário proteções para seus produtos ( exceto é claro os programas que já são desenvolvidos com falhas de segurança).

O grande problema são os vírus e métodos de invasão, cada vez mais elaborados, que geram necessidades de atualizações contantes dos sistemas.

Usuários com conexões de baixa velocidade sofrem, sem muitas vezes poderem atualizar seus sistemas, ficando então desprotegidos.

Qual será então a solução para este problema? Pessoalmente não consigo visualizar.

Que todos passem a utilizar a banda larga? certamente não é esta a solução até mesmo pelo seu valor bem mais elevado se comparado com o acesso discado (não estou comparando performance nem velocidade).

Que os sistemas de software sejam realmente eficientes com a devida proteção necessária ao seu bom uso. Um pouco difícil, voces não acham???

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br