sábado, fevereiro 09, 2008

Mobilidade: Acesso Internet pelo celular e dispositivos móveis


Atualmente tenho em meu celular o recurso de acesso Internet e todas suas facilidades. Mas a tarefa de passar a ter estes recursos não foi tão fácil como parece e muitas dúvidas surgiram quando da escolha do celular a ser comprado.
Aqui estão algumas informações que acredito ajudarão a todos.


Quando falamos de Internet, estamos nos referindo basicamente ao acesso aos nossos e-mails, navegação e uso de programas de mensagem instantâneas, por exemplo MSN.


Através dos planos de dados oferecidos pelas operadoras de celular, atualmente com serviços de dados no modo Edge e migrando para o 3G, este acesso já é uma realidade com custos baixos.



Se você está pensando em comprar um novo celular, pensando também na mobilidade e acesso Internet, recomendo:


Adquira um celular já preparado ao acesso as redes 3G que neste ano já estarão disponíveis em quase todas operadoras. Quando da implantação das redes 3G, o acesso por redes Edge e outras mais antigas será coisa do passado.


Verifique se o sistema operacional existente no celular possui facilidades para o uso de programa gerenciador de e-mail, MSN e outros. Por exemplo o IPhone é um excelente aparelho, mas que não permite a instalação de programas pelo usuário. Assim, não temos como instalar um MSN, por exemplo, e só poderemos usar o MSN através de uma página web.


De preferência, compre um celular que permita o acesso as redes sem fio (Wi-Fi), as mesmas utilizadas pelos computadores (802.11g). Deste modo, em locais onde o acesso a rede de dados da própria operadora seja problemática ou em shoppings, aeroportos e outros locais você acessará a Internet através das redes Wi-Fi.


A não ser que tenha dinheiro sobrando, não adquira os aparelhos extremamente caros, topos de linha, alguns inclusive custam tanto quanto um notebook. Lembre-se que a tecnologia nesta área muda a toda hora e logo o celular ficará obsoleto (não como telefone, mas no ponto de viste de acesso aos dados). Outro ponto a considerar é que, por serem equipamentos que sempre levamos conosco, estão muito sujeitos defeitos e problemas ocasionados por quedas, umidade, manuseio, etc, etc.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se