domingo, novembro 28, 2004

Nada mais prático do que um HD, DVDRW portátil

Que tal você poder utilizar uma unidade gravadora de DVD de modo portátil, ou ter um HD portátil que pode ser ligado em qualquer computador?

Não se assunte pois não estou me referindo aos dispositivos portáteis, de altos valores e sim dos dispositivos portáteis para instalação de dispositivos IDE.

Estes dispositivos são pequenas caixas, onde internamente podemos instalar um HD , unidade de CD, CDRW ou DVDRW. A comunicação com o computador é realizada através de porta USB (normalmente USB 2.0), tornando bem fácil a conexão deste dispositivo.

Estes dispositivos portáteis com comunicação por porta USB já são facilmente encontrados no mercado, com baixos preços.

Esta é uma solução ótima para os que possuem mais de um computador e necessitam, por exemplo, de unidade gravadora de DVD em todos os equipamentos. Outro ótimo exemplo é termos um HD portátil para a realização de nossas cópias de segurança.

Arnaldo Mefano


sábado, novembro 20, 2004

Novo Servidor Hospeda nosso Site - www.csolutions.com.br

Hoje é um grande dia.

Nosso provedor de acesso, a Inside, onde hospedamos nossos domínios, inclusive o csolutions.com.br, está com nosso servidor de hospedagem, para onde nosso site está sendo migrado exatamente hoje.

Para mim, que administro o site, será excelente. Este novo servidor, além de gerar um acesso mais rápido, permitirá que eu mesmo configure muitas funções avançadas, muitas delas inexistentes no servidor antigo.

Algumas funções anteriormente somente realizada pelo provedor de acesso, agora estão disponíveis para que eu mesmo as configure, como por exemplo habilitação de verificação de vírus (na entrada e saida), criação de sub-domínios, filtro anti spam no próprio servidor, gerenciamento completo do site, etc, etc, etc.

O que mais gostei de tudo foi o fato de que a melhoria não foi uma solicitação minha e sim um oferecimento da Inside que mantém sempre seus serviços atualizados e no topo da tecnologia.

Arnaldo Mefano


domingo, novembro 14, 2004

RJ CaseMod

Estive ontem (13/11/2004) no evento RJ CaseMod - 3 Encontro CaseModder do Rio de Janeiro. Este evento apresentou gabinetes e computadores modificados e turbinados, modificações realizadas pelos proprietários dos computadores.

O evento foi realizado no Hotel Novo Mundo, situado na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Mais de 50 usuários estavam lá apresentando seus computadores, alguns com processador refrigerados com água, outros com sistemas de ventilação sofisticado, inclusive com iluminação especial através de luzes neon e outras.

O mais interessante é que o evento teve como objetivo a apresentação pelo próprio usuário de seu trabalho, sem finalidade comercial e sim mostrando seu talento e imaginação.

Palestras realizadas por profissionais da área eram feitas em uma sala dentro do evento, permitindo a todos conhecer mais sobre o assunto.

Parabéns aos organizadores pelo evento e organização, estive lá acopmanhado de meu filho "micreiro" e esposa que gostaram gostou muito.

Vamos ver se este tipo de evento se torna mais comum, principalmente aqui no Rio de Janeiro que considero ainda com poucos eventos destinados ao usuário final.

Em tempo: Sorte o Carlos Alberto (CAT) ter divulgado este evento em sua coluna da última edição do caderno de Informática do Jornal O Globo, sem o que eu não saberia desta exposição.

Arnaldo Mefano


quinta-feira, novembro 11, 2004

Card Reader - Leitores de cartões

Nos dias de hoje, considero os leitores de cartões de memórias um equipamento que não pode faltar em nenhum local onde exista um computador.

O leitor de cartão possibilita a transferência de todo o conteúdo dos cartões de memória utilizados por exemplo em câmeras digitais, computadores de mão e outros, diretamente pata o computador.

Hoje mesmo necessitei utilizá-lo, pois tirei muitas fotos com minha câmera digital e necessitava transferí-las para o computador da empresa, onde nào tenho o cabo de conexão da câmera.

Simplesmente retirei o cartão de memória da câmera, o coloquei no leitor de cartão e transferí todas as fotos para o computador.

Simples não?

Arnaldo Mefano

segunda-feira, novembro 08, 2004

Memória. Sempre um investimento útil

Costumo dizer que um dos bons investimentos é o investimento em memória, quer seja de computador, de máquinas fotográficas digitais, computadores de mão Palm e outro.

Vejo muitos usuários com computadores utilizando processadores rapidíssimos, porém com pouca memória fazendo o sistema ficar lento.

Outros compram câmera fotográfica digital, porém com um cartão de memoria de pequena capacidade. Na hora de tirar fotos, falta memória para poder guardar as fotos. Tenho um amigo que comprou uma câmera Sony 3MPixele só pode tirar 5 fotos pois seu cartão de memória é de pequena capacidade.

Muitas vezes será mais negócio a compra de um equipamento de custo um pouco menor, mas sobrando R$ para a compra de memória de boa capacidade.

Cuidado porém com as memórias de altissima capacidade, ainda muito caras.

Arnaldo Mefano

sábado, novembro 06, 2004

Computadores de mão com acesso Wi-Fi

Fui passear no shopping e andando pela Fnac observei o novo modelo de computador de mão, tipo Palm da HP, o IPaq, que roda versão Windows Mobile.

Brinquei um pouco com ele e logo localizei as facilidades de acesso Internet através de rede sem fio: Wi-Fi.

Em poucos segundos, lá estava eu navegando pela Internet, entrando no MSN e utilizando quase todas as facilidades que costumo utilizar no meu dia a dia.

Realmente é impressionante poder ter acesso, através de um computador 100% portátil, de mão, a quase todas as facilidades da Internet.

O interessante é que muitas lojas já disponibilizam acesso Internet através de rede sem fio para seus clientes, o que já é comum nos dias de hoje na grande parte dos principais aeroportos do Brasil.

Parte do shopping onde eu estava também já disponibiliza acesso Internet por rede sem fio em seus corredores. Acredito que em pouco tempo teremos disponibilidade de acesso Internet sem fio na grande maioria dos shoppings, em ruas e bairros , restaurantes e outros pontos.

Agora é só aguardar.

Arnaldo Mefano



quinta-feira, novembro 04, 2004

Acesso Internet Lento

Tenho notado nos últimos dias alguns problemas na Internet, tais como acesso lento, MSN com dificuldades de entrar ou caindo a toda hora e outros problemas.

Pelo que verifiquei, usuários do Velox, Virtua e de outros tipos de acesso estão com problemas, não sendo assim o problema do provedor de acesso e sim da rede Intenet com problemas ou congestionada.

Neste momento paramos para pensar: o que seria do nosso dia a dia sem a facilidade de acesso às informações através da Internet?

Alguém já se aventurou a pensar sobre isto?

Arnaldo Mefano

terça-feira, novembro 02, 2004

Conectividade sem fio - O futuro já chegou

Cada vez mais presente em nosso dia a dia, está a conectividade sem fio.
Os computadores de mão, tipo Palm já incorporam recursos de comunicação sem fio, o mesmo acontecedo com os celulares. Já podemos conectar nosso computador de mão na Internet, utilizando a comunicação com o celular para esta finalidade.
Pessoalmente já realizei diversos testes com pleno sucesso, conectando meu celular na Internet e utilizando a comunicação sem fio de modo a poder utilizar minha Palm Tungsten para acessar a Internet.
Em um evento que particiei, assisti a uma demonstração de um celular, que já incorpora o padrão de rede sem fio Wi-Fi, onde nos conectamos com a Internet, enviamos e recebemos mensagens através do Outlook e do MSN. O celular em questão, possuia uma versão de Windows instalada, proporcionando assim todas as facilidades que o usuário pode querer.
Considero estes novos modelos de celulares, os SmartPhones, verdadeiros escritórios portáteis, com todos os recursos necessários ao nosso dia a dia: Agenda de nomes, Agenda de compromisso, navegação na Internet, envio e recebimento de e-mail, mensagens instantâneas através da Internet (MSN, ICQ, etc) e diversos outros recursos.
Realmente fiquei impressionado com a demonstração, o que me leva a crer que em breve, este será o padrão utilizado na grande parte dos celulares e equipamentos portáteis que se comunicarão com o mundo através de redes sem fio.
Em alguns locais como por exemplo em algumas lojas, aeroportos e outros locais públicos, a conectividade sem fio já é uma realidade.
Esteja certo que logo você, usuário, logo estará envolvido com esta tecnologia.
Arnaldo Mefano

Novo e-book de Informações da Computer Solutions

Aproveitando este feriado de 02 Novembro, estamos dando início na nova área de informação em nosso site, o e-book.

Na verdade, trata-se de um Blogger que criei, onde poderei postar informações e formatá-las de modo fácil e automático.

Aqui vocês terão acesso aos meus comentário pessoais sobre novas tecnologias, novidades e assuntos relacionados a informática e computação.

Espero que gostem.

Abraços a todos,

Arnaldo Mefano