terça-feira, maio 19, 2009

Câmeras IP - Axis - Minha participação no evento


Hoje participei do evento promovido pela Axis, fabricante de câmeras IP, realizado para suas Revendas Autorizadas, onde a Computer Solutions é uma delas.

Muitas informações interessantes foram mostradas, algumas delas que levo a vocês.


Para quem não sabe, a câmera IP dispensa o uso de um computador, já que ela possui um servidor Web a ela integrada, bastando que seja ligada a um ponto de rede, ou para a visualização pela Internet, de uma conexão Internet banda larga.

Os novos modelos de câmeras já disponibilizam a compressão de dados no padrão H.264, o que economiza em muiiiito a banda utilizada. Em outras palavras, para o envio das imagens pela Internet, o padrão H.264 minimiza os problemas de utilização de banda do padrão MPEG4.

Alguns dos novos modelos passam também a disponibilizar imagens no padrão de alta definição HDTV.

Um ponto que chamou minha atenção é o recurso de utilização de cartões de memória em alguns novos modelos de câmeras Axis, possibilitando assim seu uso independente de ponto de rede ou Interenet ou como recurso de segurança no caso de, por exemplo, a conexão Internet sair do ar por algum período.

Neste caso as imagens passam a ser gravadas no cartão de memória e, quando a conexão for restabelecida, estas imagens gravadas no cartão serão transmitida pela Internet até o servidor que possui todas as imagens gravadas.

Aqui estão alguns links úteis sobre o assunto:

Guia técnico Axis sobre câmeras IP (9MB - PDF):

Padrão de compactação de vídeo H.264:
Em meus Boletins de dicas, estarei publicando em breve um artigo bem completo sobre o assunto. Aguardem


(Assine nossos blogs e os receba por e-mail)
……………………………………………………………….
Arnaldo Mefano

Computer Solutions
Prof. Universidade Estácio de Sá

Outras publicações do Mefano