quinta-feira, janeiro 20, 2005

Visualizando fotos e imagens - "Picasa" um excelente programa

Sou usuário do programa Picasa, há longo tempo, desde a época em que ele era vendido. Para surpresa de todos, já a algum tempo, o Google comprou a empresa que produz o Picasa e agora o disponibiliza gratuitamente na Internet, dando a oportunidade para que todos possam utilizá-lo.

Nesta semana, uma nova versão do Picasa foi disponibilizada (http://www.picasa.com) a versão 2.0, que agora possui recursos de publicação de imagens e fotos no Blogger, realiza cópias das fotos em CD e várias outras novidades.

A visualização de fotos é simples e prática, pois o próprio Picasa procura no disco rígido as imagens existentes e cria uma apresentação. Podemos visualizar fotos em grupo, individualmente, em slideshow e também retocá-las.

Considero o caminho de disponibilizar programas deste porte, gratuitamente na Internet, o caminho para a que o uso popular do computador.

Parabéns ao Google.

Arnaldo Mefano


sexta-feira, janeiro 07, 2005

Gravadores de CD, baixos preços ajudam

Nos dias de hoje, considero o uso do gravador de CD, o CDRW, muito importante.

Até pouco tempo, o preço de uma unidade de CDRW era um ponto negativo, porém seus preços baixaram muito, permitindo sua compra.

A diferença entre o preço de uma unidade leitora de CD comparado ao da unidade de gravação já justifica a escolha da unidade de gravação (CDRW) para o uso no computador.

Não tenho mais instalado simples leitores de CD nos computadores que montamos na Csolutions, instalando sempre o CDRW. Acredito que o leitor de CD tenda a desaparecer do mercado, e no futuro, não muito distante, os gravadores de DVD terão preços baixos, não justificando mais o uso do CDRW.

Com uma unidade de gravação CDRW instalada no computador, acabam os problemas da realização das cópias de seguranças dos arquivos importantes, espaço em disco rígido passa a não ser mais um problema. Fotos, músicas, programas , etc podem ser gravados e guardados em CD.

Arnaldo Mefano

domingo, janeiro 02, 2005

Falta de Energia Elétrica no dia 01 Janeiro 2005

Pelo visto, este ano de 2005 promete: já no primeiro dia do ano fomos surpreendidos por um blackout de energia elétrica com mais de uma hora de duração, que envolveu o estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santos.

Por volta das seis horas da tarde do dia primeiro de Janeiro, um sábado, acabou a energia elétrica em minha casa. alguns minutos depois ele voltou, não durando mais que alguns segundos e pronto, falta de energia novamente. Olhei pela janela e percebí que vários outros prédios estavam sem luz.

Acessei a Internet, mas nada encontrei por lá. Vocês devem estar se perguntando: se não tinha energia elétrica, como ele acessou a Internet?


Tenho no-break é claro, que suporta meu computador por mais de 1 hora no caso de falta de energia (além de protegê-los).

Aproveitei e saí para dar minha caminhada diária. Passando por várias ruas e condomínios, notei que o problema era maior do que eu imaginava. Tudo parado, sinais de transito apagados, etc. etc. etc.

Pelo barulho de motores funcionando, percebi que muitas casas possuem geradores diesel, na central telefônica Telemar que existe dentro de meu condomínio notei pela primeira vez uma saída de fumaça através de um tubo e o barulho de um gerador. Passo sempre por lá e não sabia da existencia do gerador.

Os usuários de computadores que não possuem no-break ficaram com seus computadores desprotegidos, muitas vezes sujeitos aos defeitos causados pela variação da rede elétrica, principalmente quando ela voltou e caiu novamente.

Amanhã, dia 03 Janeiro - primeiro dia útil do ano saberei o resultado, frente aos computadores que entrarem para manutenção em nossa empresa.

Para sorte de todos, por ser um fim de semana, muitos sistemas estavam desligados.

Arnaldo Mefano

sábado, janeiro 01, 2005

Memória e espaço em HD. Investimentos sempre indicados

Investimentos que sempre indico aos usuários de computadores são o aumento da quantidade de memória Ram instalada e aumento na capacidade de armazenamento do disco rígido.

Nos dias de hoje, consideranto que programas ocupam muito espaço no sistema e requerem muitos recursos de processamento, considero que 256MB de memória Ram é uma quantidade muito pequena. 512MB, para grande parte das aplicações é o mínimo indicado.

Quanto a capacidade dos discos rígidos, espaço a mais nunca será demais. Em primeiro lugar, um HD com pouco espaço livre deixará o Windows lento. Segundo, com a facilidade das altas velocidades de acesso da banda larga e com a facilidade da fotografia digital, o espaço em HD é fundamental para nosso dia a dia.

Não podemos esquecer das unidades gravadoras de CD e de DVD que permitirão guardamos nossos arquivos, músicas, fotos, programas etc em local seguro, não desperdiçando então espaço de disco no computador.

Pensem sobre o assunto.

Arnaldo Mefano