quinta-feira, maio 26, 2005

Configurando uma Rede Wi-Fi - Alguns detalhes importantes

A configuração de uma rede por acesso sem fio - Wi-fi, é um procedimento relativamente simples, já que os equipamentos Wi-Fi são configurados através de programa que acompanha o produto.

Alguns detalhes entretanto são importantes. Aqui estão eles:

Para a configuração de uma rede sem fio, indico o uso de um Access Point, uma placa de rede padrão Wi-Fi para cada computador (onde um dispositivo USB Wi-Fi poderá também ser utilizado), e um switch. Se você possui conexão Internet banda larga tipo Velox, Virtua ou outra, incorpore também um Router de modo a que todos os computadores conectados a sua rede tenham acesso internet.

Ao escolher os equipamentos de preferência ao padrão 802.11G e não o 802.11B. O padrão G é bem mais rápido.

Ligue o computador e o Access Point ao switch. O modem Banda larga deverá estar ligado a um Roteador (o Router) que também estará ligado ao Switch.

Coloque o CD do Access Point no computador e siga o procedimento de instalação do fabricante.

Alguns detalhes importantes:

Seu acesso sem fio terá um nome, a ser definido no campo SSID. Com padrão o fabricante coloca seu nome ou outro qualquer neste campo. "MUDE-O" de modo a não deixar que terceiros invaram sua rede. Coloque um nome para seu SSID e não o divulgue.

Desmarque o item "Enable Broadcast SSID" . Assim, um computador com recurso Wi-Fi que esteja próximo a sua rede não conseguirá localizá-la.

Troque a senha do fabricante para uma senha sua particular.

Não esqueça de habilitar a parte de segurança - criptografia. Por aqui utilizo o recurso de segurança WEP (Wired Equivalent Privacy) onde ele deve ser habilitado em modo 128bits ou superior.

Se seu Access Point possuir criptografia WPA (
Wi-Fi Protected Access), de preferência a ela, bem superior no ponto de vista de segurança se comparada a WEP. De preferência ao padrão 256bits neste caso.

Um detalhe importante: Muitos equipamentos Wi-Fi possuem criptografia em 256bits, porém só a habilitam se você informar que está nos Estados Unidos, na tela de configuração do equipamento Wi-Fi.

Não se esqueça que estando com uma rede sem fio sem a devida proteção, você estará permitindo que pessoas próximas de você a localizem e entrem em sua rede.

Já soube de casos de usuários que trafegam com computadores portáteis com recursos de rede sem fio, com o único objetivo de detetar redes sem proteção, fáceis de serem acessadas.

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br



sábado, maio 07, 2005

Os programas de Mensagens Instantâneas - Uma necessidade nos dias de hoje

Sou usuário do ICQ e MSN, dando hoje preferencia ao MSN, um ótimo programa de mensagens instantâneas.

De um tempo para cá, estes programas evoluiram muito, e passaram a incorporar diversas facilidades de som e imagem. Considero nos dias de hoje, o MSN um programa essencial para mim, pois grande parte dos distribuidores onde realizo a compra dos produtos de nossa empresa, estão no MSN.

Troco informações, recebo cotações e coloco pedidos sem necessitar mais do uso do telefone. Todo o histórico de todos os contatos ficam armazenados no sistema, assim posso ler uma mensagem recebida no passado, sem o menor problema.

O uso do programa de mensagem instantânea, se bem utilizado, permite a uma empresa alta eficiencia na troca de informações, além de reduzir os telefonemas e problemas de linhas ocupadas e tempos de espera.

A lista de amigos por lá também é grande, onde tenho cadastrado amigos de toda a parte do mundo. Batemos papos, trocamos informações a todos os momentos, o que certamente não ocorreria através de contatos telefônicos.

Assim, se você ainda não é usuário dos programas de mensagem instantânea, de uma olhada com mais carinho em seu uso e finalidades. Implante-o em sua empresa, pois além dos contatos externos, funcionários poderão também trocar informações entre eles sema necessidade de se descolcarem fisicamente a todo o momento.

O MSN já é parte integrante do Windows e pode ser atualizado para sua última versão liberada, a 7.0

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br