domingo, fevereiro 24, 2008

Adobe Photoshop CS3 / In-Design CS3: Alguns pontos interessantes


Ontem, sábado, participei de um treinamento de dia inteiro sobre os programas Adobe Photoshop CS3 e In-Design CS3, treinamento este ministrado por um profissional da Adobe.


Um ponto que me chamou a atenção é o fato de que o Photoshop, passou a ser um programa orientado para vídeos e imagens e não apenas imagens.


A versão CS3 está extremamente poderosa, sendo uma ferramenta indispensável para quem faz o tratamento de imagens de modo sério ou profissional.


Quando falamos de tratamento de imagens, podemos imaginar um computador com bons recursos de processador e memória, dependendo, é lógico, do tamanho das imagens a serem tratadas.


Quando o assunto é o tratamento de vídeos, o uso de um computador com performance compatível a esta operação é de extrema importância.


Ocorre muitas vezes, que profissionais que utilizam esta ferramenta da Adobe, perdem a oportunidade de desenvolver um trabalho devido a não possuirem sistema com hardware que suporte as necessidades deste desenvolvimento.
Imaginem 1 minuto de vídeo, com 30 frames por segundo, quantas imagens serão geradas?


Obter ajuda de um consultor especializado para a determinação da configuração do computador apropriado é sempre recomendado. Assim teremos certeza de que o sistema desempenhará sua tarefa sem problemas.


Quando falamos no tratamento de vídeos, muitas vezes uma configuração que no nosso ponto de vista possa parecer excelente (processador de alto desempenho, vários gigas de memória, por exemplo 16GB, etc) poderá não atender as necessidades do trabalho a ser desenvolvido.


Falando um pouco no In-Design, programa destinado a diagramação eletônica, este substitui o Page Maker que deixou de ser fabricado.

No caso do In-Design, importante também sabermos a configuração de hardware apropriada para o desenvolviemtno de uma determinada tarefa. Imaginem o desenvolvimento de uma revista de 60 folhas ou de um manual com 10.000 páginas.

Fica claro que a geração da diagramação de uma revista de 60 páginas irá requerem muito menos processamento comparado ao desenvolvimento de um manual de 10.000 folhas, com milhares de ilustrações.

Assim, não se esqueçam: tão importante quanto escolher o programa a ser utilizado para uma determinada tarefa é a escolha da plataforma de hardware que irá suportar este desenvolvimento.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se