sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Atualizações de software podem ser um grande problema

Realizei uma experiência: instalei o Windows XP e o Norton Internet Security 2005 em um computador.

Temos uma conexão banda larga com velocidade de 256KBps.

Comecei então a realizar todas as atualizações críticas do Windows XP e do Norton e cheguei a uma triste conclusão:

"Nos dias de hoje, o usuário que não tiver uma conexão Internet banda larga, não terá condições de manter seu sistema atualizado".

As atualizações do Windows, suas correções, o pacote SP2, somam aproximadamente 105MB . As do Norton cerca de 35MB. Mesmo com a conexão banda larga, temos que levar em consideração a velocidade e disponibilidade dos servidores da Microsoft e Norton, sempre muito ocupados.

Resumindo, meu sistema demorou 4:30h para ficar 100% atualizado.

Fiquei então imaginando como um usuário que possui conexão Internet discada, poderá realizar as atualizações??? Não poderá.

Este deve ser o motivo da existência de tantos computadores infectados com vírus ou com invasões.

Os fabricantes de software, sob meu ponto de vista, não tem culpa, inclusive tentam colocar sempre disponível ao usuário proteções para seus produtos ( exceto é claro os programas que já são desenvolvidos com falhas de segurança).

O grande problema são os vírus e métodos de invasão, cada vez mais elaborados, que geram necessidades de atualizações contantes dos sistemas.

Usuários com conexões de baixa velocidade sofrem, sem muitas vezes poderem atualizar seus sistemas, ficando então desprotegidos.

Qual será então a solução para este problema? Pessoalmente não consigo visualizar.

Que todos passem a utilizar a banda larga? certamente não é esta a solução até mesmo pelo seu valor bem mais elevado se comparado com o acesso discado (não estou comparando performance nem velocidade).

Que os sistemas de software sejam realmente eficientes com a devida proteção necessária ao seu bom uso. Um pouco difícil, voces não acham???

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Mantendo o computador limpo

Noto que muitos usuários não ligam muito para a limpeza do computador, um item básico no meu ponto de vista.

Pequenos cuidados irão melhora muito, por exemplo, a temperatura interna do computador, fazendo com que a circulação de ar em seu interior seja livre de obstáculos.

Uma pequena escova realizará a tarefa de manter os furos de ventilação existentes nas tampas laterais e na parte frontal e traseira do computador limpos.

Não se descuide com o teclado e mouse, tenho visto alguns imundos. Mantenha-os limpos, não se esqueça que é você mesmo que utiliza o computador diariamente.

Evite realizar refeições ou lanches perto do computador. Ele agradecerá.

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br


sábado, fevereiro 12, 2005

Spam. O sério problema nos dias de hoje

Nos dias de hoje, considero o Spam, o email não solicitado que todos recebem, um dos problemas mais sérios da Internet.

É só criarmos um novo endereço de email e nem precisamos divulgá-lo. Logo este email estará recendo mensagens não solicitadas de todos os tipos: propagandas, vírus, mensagens falsas, etc, etc, etc.

O uso de uma ferramenta anti-spam tornou-se praticamente obrigatória, principalmente para os que recebem muitos emails, para empresas e para quem divulga seu endereço de e-amil através de websites.

Computadores pela Internet, acessam sites aleatoriamente, capturando todos os endereço de e-mail existentes neste websites.

Já escreví diversos artigos em nosso site (www.csolutions.com.br), indicando ótimos programas anti-spam. Pessoalmente utilizo o spamKiller, que consegue eliminar cerca de 95% dos e-mails indesejados que são para mim enviados.

A postura do usuário da Internet mudou muito nos dias de hoje. O usuário desconfia de praticamente todos os e-mails recebidos, ficando na dúvida de ele é ou não um e-mail com informações seguras. Contumo dizer que a credibilidade do e-mail caiu assustadoramente devido a este problema.

O usuário nos dias de hoje necessita de bom conhecimento, de modo a não cair nas "Armadilhas" das falsas mensagens.

Procure ler sobre o assunto, e fique sempre atualizado. A melhor ferramenta de prevenção contra os e-mails falso é e será sempre a informação.

Aos interessados nos artigos que escrevemos, acesse nosso site e utilize a facilidade de Busca que lá disponibilizo. Procure pela palavra Spam e todos os artigos sobre o assunto serão indicados

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br

terça-feira, fevereiro 01, 2005

A força do MSN

Tenho notado que muito de meus contatos cadastrados no ICQ já não ficam mais on-line. Os mesmos estão sempre on-line no meu MSN, onde estão também registrados.

Conversando com vários amigos, muitos me confessaram que depois da última instalação que fizeram do Windows, não mais instalaram o ICQ, até mesmo porque o MSN é instalado quando da instalação do Windows.

Aos poucos o MSN vai ganhando espaço anteriormente ocupado pelo ICQ. Pessoalmente não aposto muito no MSN, pois será que realmente será um aplicativo grátis no futuro, ou ficará atrelado a alguma condição ou programa?

O tempo dirá. De qualquer modo , continuo usando ambos os programas, ICQ e MSN.

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br



Espaço em disco rígido e memória - melhore a performance do sistema

Como sempre digo, dois são os principais caminhos para tornar o computador mais rápido: espaço livre em disco e boa capacidade de memória no computador.

Mas nem sempre podemos (R$) ter o sistema com estes recursos.

Assim, verifique sempre por programas que você nào mais utiliza e os remova do sistema. Realize periodicamente uma limpeza de arquivos mortos ou temporários do computador, através do uso da ferramenta do prórpio Windows de Limpeza de Disco.

Instale um programa gerenciador de memória, como por exemplo do FreeMem (grátis) http://www.bysoft.com/ que ajudará a elimiar lixo que permanece na memória do sistema, quando de seu uso regular.

Em nosso site (www.csolutions.com.br) na área Dicas & Informações vocês encontrarão diversos artigos que escrevi sobre este assunto, com o caminho, passo a passo, de como proceder

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br

Informações sobre o MSDOS

Recebi o e-mail de um usuário, me pedido ref. de site para estudo do MSDOS.

Pesquisei na Internet e encontrei um site bem completo, que indico por aqui.

"Tudo sobre o MSDOS, relação de comandos, como criar disco de boot, etc, etc... pode ser encontrado no site que indico"

http://www.computerhope.com/msdos.htm

Muitos devem estar pensando: para que o MSDOS????

Muitas vezes, algumas operações só sào possíveis a nível de DOS e mesmo a solução de problemas. Eu mesmo, no passado, só consegui eliminar um vírus através do uso de comandos do DOS.

Mesmo que você ache que não terá utilizade, guarde este link, ele poderá ser útil no futuro.

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br