domingo, fevereiro 24, 2008

Adobe Photoshop CS3 / In-Design CS3: Alguns pontos interessantes


Ontem, sábado, participei de um treinamento de dia inteiro sobre os programas Adobe Photoshop CS3 e In-Design CS3, treinamento este ministrado por um profissional da Adobe.


Um ponto que me chamou a atenção é o fato de que o Photoshop, passou a ser um programa orientado para vídeos e imagens e não apenas imagens.


A versão CS3 está extremamente poderosa, sendo uma ferramenta indispensável para quem faz o tratamento de imagens de modo sério ou profissional.


Quando falamos de tratamento de imagens, podemos imaginar um computador com bons recursos de processador e memória, dependendo, é lógico, do tamanho das imagens a serem tratadas.


Quando o assunto é o tratamento de vídeos, o uso de um computador com performance compatível a esta operação é de extrema importância.


Ocorre muitas vezes, que profissionais que utilizam esta ferramenta da Adobe, perdem a oportunidade de desenvolver um trabalho devido a não possuirem sistema com hardware que suporte as necessidades deste desenvolvimento.
Imaginem 1 minuto de vídeo, com 30 frames por segundo, quantas imagens serão geradas?


Obter ajuda de um consultor especializado para a determinação da configuração do computador apropriado é sempre recomendado. Assim teremos certeza de que o sistema desempenhará sua tarefa sem problemas.


Quando falamos no tratamento de vídeos, muitas vezes uma configuração que no nosso ponto de vista possa parecer excelente (processador de alto desempenho, vários gigas de memória, por exemplo 16GB, etc) poderá não atender as necessidades do trabalho a ser desenvolvido.


Falando um pouco no In-Design, programa destinado a diagramação eletônica, este substitui o Page Maker que deixou de ser fabricado.

No caso do In-Design, importante também sabermos a configuração de hardware apropriada para o desenvolviemtno de uma determinada tarefa. Imaginem o desenvolvimento de uma revista de 60 folhas ou de um manual com 10.000 páginas.

Fica claro que a geração da diagramação de uma revista de 60 páginas irá requerem muito menos processamento comparado ao desenvolvimento de um manual de 10.000 folhas, com milhares de ilustrações.

Assim, não se esqueçam: tão importante quanto escolher o programa a ser utilizado para uma determinada tarefa é a escolha da plataforma de hardware que irá suportar este desenvolvimento.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se

sábado, fevereiro 16, 2008

Problemas em equipamentos devido aos problemas na rede elétrica

Muitos usuários não sabem, mas grande parte dos defeitos nos equipamentos eletrônicos são gerados por problemas na rede elétrica.

Nos tempos de chuvas e raios, ai é que tudo piora pois a oscliação da rede elétrica é grande, e um raio caindo nas proximidades poderá gerar ruídos e picos que chegarão aos seus equipamentos através da rede elétrica.

A proteção é necessária, mas muitos não se dão conta disto e vez por outra equipamentos em suas residências e escritórios são danificados. Falando de computadores, perdas de dados também podem ser atribuidas e estes problemas.

Você possui proteção para seu computador? a proteção existente é eficiente? É apropriada?

Se você não conseguiu responder a estas perguntas, então as coisas estão "feias" para o seu lado....

Tenho em meus Boletins de Dicas diversas matérias escritas sobre este assunto, e um artigo geral sobre Rede Elétrica.

Aos interessados, aqui estão os links:

http://www.csolutions.com.br/mundoinf/estab.htm

http://www.csolutions.com.br/boletins/bolpub.htm

Arnaldo Mefano
Computer Solutions

http://www.csolutions.com.br

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Mobilidade: Telefone celular, Câmera digital, MSN, Navegação Internet no relógio de pulso

Como o tema do momento é Mobilidade, aqui está um assunto bem interessante, novidade até para mim:


Hoje recebi um amigo na empresa e logo notei seu relógio de pulso, bem grande, que despertou minha curiosidade.
Pelo tamanho, ou ele gostava de relógios chamativos ou o relógio tinha algo a mais.

Logo notei a inscrição Bluetooth no corpo do relógio, uma mini câmera, entrada para cartão de memória (aceita cartão de até 2GB), conector USB e outros detalhes.


Aquele não era um simples relógio e sim um relógio com celular GSM, possibilidade de MSN, navegação Internet, envio e leitura de e-mail, câmera digital e várias outras facilidades.
Apesar de seu tamanho, é bem interessante, pois no pulso passamos a ter todas as facilidades que utilizamos regularmente, até mesmo um telefone.
Para falar ao telefone, ele utiliza um fone de ouvido sem fio Bluetooh.
As baterias do relógio são recarregáveis através do conector USB.




Tirei estas 2 fotos, porém não sairam muito boas, mas mesmo assim coloco-as nesta matéria de modo a que todos possam visualizar este super relógio.
Em uma das telas podemos ver um e-mail recebido, famoso por conter um vírus, que possui no assunto a frase "Amo Você" .
Este relógio foi comprado no exterior, já desbloqueado e operando normalmente nas nossas operadoras locais.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions

sábado, fevereiro 09, 2008

Mobilidade: Acesso Internet pelo celular e dispositivos móveis


Atualmente tenho em meu celular o recurso de acesso Internet e todas suas facilidades. Mas a tarefa de passar a ter estes recursos não foi tão fácil como parece e muitas dúvidas surgiram quando da escolha do celular a ser comprado.
Aqui estão algumas informações que acredito ajudarão a todos.


Quando falamos de Internet, estamos nos referindo basicamente ao acesso aos nossos e-mails, navegação e uso de programas de mensagem instantâneas, por exemplo MSN.


Através dos planos de dados oferecidos pelas operadoras de celular, atualmente com serviços de dados no modo Edge e migrando para o 3G, este acesso já é uma realidade com custos baixos.



Se você está pensando em comprar um novo celular, pensando também na mobilidade e acesso Internet, recomendo:


Adquira um celular já preparado ao acesso as redes 3G que neste ano já estarão disponíveis em quase todas operadoras. Quando da implantação das redes 3G, o acesso por redes Edge e outras mais antigas será coisa do passado.


Verifique se o sistema operacional existente no celular possui facilidades para o uso de programa gerenciador de e-mail, MSN e outros. Por exemplo o IPhone é um excelente aparelho, mas que não permite a instalação de programas pelo usuário. Assim, não temos como instalar um MSN, por exemplo, e só poderemos usar o MSN através de uma página web.


De preferência, compre um celular que permita o acesso as redes sem fio (Wi-Fi), as mesmas utilizadas pelos computadores (802.11g). Deste modo, em locais onde o acesso a rede de dados da própria operadora seja problemática ou em shoppings, aeroportos e outros locais você acessará a Internet através das redes Wi-Fi.


A não ser que tenha dinheiro sobrando, não adquira os aparelhos extremamente caros, topos de linha, alguns inclusive custam tanto quanto um notebook. Lembre-se que a tecnologia nesta área muda a toda hora e logo o celular ficará obsoleto (não como telefone, mas no ponto de viste de acesso aos dados). Outro ponto a considerar é que, por serem equipamentos que sempre levamos conosco, estão muito sujeitos defeitos e problemas ocasionados por quedas, umidade, manuseio, etc, etc.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se


quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Um e-mail temporário por 10 minutos


Este já foi o assunto de um de meus Boletins de Dicas do ano passado, mas considero esta dica tão útil, que a estrou trazendo para o Blogger.


Antes porém, a foto acima nada tem com a informação do e-mail temporário, mas mereceu a publicação, é meu amado cão que pegou no sono em meu braço. A foto foi tirada com um celular.

Muitas vezes, ao navegarmos pela Internet, de modo a podermos continuar em determinado site ou serviço, nosso endereço de e-mail é solicitado.

Em alguns casos, sem problema divulgar o e-mail, principalmente se estivermos em um site sério.

Em outros casos, já sabemos que devido ao site acessado, não devemos divulgar nosso e-mail, sob o risco de passarmos a receber os famosos e-mails indesejados.

No passado criei uma conta em um e-mail grátis apenas para esta finalidade, mas no final de pouco tempo, a quantidade de lixo era tamanha, que ele se tornou impraticavel.

Recomendo uma olhada no site 10 Minute Mail, http://10minutemail.com/10MinuteMail/index.html que cria um e-mail temporário para você por 10 minutos.

Versão em português está disponível, bastando selecionar o idioma.

Divirtam-se com seus e-mail válidos por 10 minutos....

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
http://www.csolutions.com.br

Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Identificando partes internas do computador

Já aconteceu comigo: como identificar as partes internas do computador sem ter acesso ao seu interior ?

Muitas vezes queremos identificar um item, como por exemplo a placa de vídeo, de modo a atualizarmos seu driver de software.

Anotem este link http://www.lavalys.com, o programa Everest lá disponível realizará esta tarefa para você. Em sua última versão já identifica os novos processadores Intel "Penryn" 45nm.

Apesar de ser um programa pago, porém de baixo custo, é de extrema utilidade para quem necessita com frequência verificar configurações de computadores, como por exemplo profissionais da área, empresas, escolas, etc.

Arnaldo Mefano
Computer Solutions
http://www.csolutions.com.br

Receba nossos Boletins de Dicas gratuitamente, Cadastre-se