sábado, julho 16, 2005

A Casa Digital - Conectividade

Não sei se vocês já notaram, grande parte dos equipamentos atuais da área da informática e telefonia permitem a conexão através de redes sem fio. Até equipamentos de som, os do tipo simples 3 em 1, já estão esta facilidade.

Quando falo em conectividade não estou me referindo apenas em redes tipo Wi-fi mas também a comunicação por infravermelho e por Bluetooth.

A comunicação dos telefones celulares entre si e entre eles e computadores é facilmente implementada através de comunicação por infravermelho ou Bluetooth.

Particularmente prefiro o uso do Bluetooh, que tem alcance médio de 10 metros e não necessita que o sensor existente no telefone fique "apontando" para o computador, como é o caso das redes por comunicação por infravermelho.

Resolvi então eliminar os fios em minha residência, e implementei uma rede sem fio para a comunicação entre os computadores. A implementaçào foi fácil, onde utilizei um Access Point da LinkSys ligado ao computador principal (o que contém a conexão Internet banda larga) e dispositivos USB Wi-fi nos outros computadores.

Escolhi dispositivos com o padrão 802.11g e não o 802.11b. Apesar de serem um pouco mais caros, são mais rápidos e modernos. Também optei por não utilizar placas de rede sem fio, que são instaladas dentro do computador e sim dispositivos USB. Deste modo a instalação é mais rápida, sem a necessidade de abrir o computador e estes dispositivos USB podem ser instalados ou removidos a qualquer momento.

Por falar em redes Wi-fi, leiam os outros artigos que escreví neste mesmo Blogger sobre o assunto e as matérias publicadas em nosso site www.csolutions.com.br.

Já para a comunicação entre meu celular e o computador, escolhí o padrão Bluetooh (meu celular não possui rede Wi-fi).

Comprei um dispositivo Bluetooth USB, que uma vez conectado na porta USB do computador permite a comunicação e troca de arquivos entre o celular e o meu sistema.

Algumas pessoas me perguntaram para que esta conexão entre celular e computador será utilizada? Com ela passei a poder atualizar minha agenda e caderno telefônico de modo rápido e seguro. Posso transmitir todos meus contatos existentes no Outllok ou no meu computador de mão para o celular e vice-versa.

As fotos tiradas pelo celular são transferidas para o computador, liberando então espaço na memória do celular. Músicas e arquivos também são trocados entre os 2 dispositivos de modo fácil e rápido.

Pelo que vocês estão vendo, este exemplo não é o futuro e sim o presente. Não é pelo fato de eu ser uma pessoa ligada a área de tecnologia que me levou a implementar estas soluções de conectividade e sim pelo fato de que acredito, em curto espaço de tempo os equipamentos de nosso dia a dia (TV, som, eletrodomésticos, etc) terão facilidades de controle através de conexão direta sem fio.

Arnaldo Mefano
http://www.csolutions.com.br